PASSARINHANDO COM FLÁVIA E MÔNICA
Durante os últimos dias de 2012 acompanhei as fotógrafas do Rio de Janeiro, Flavia Costa e Monica Leme em mais uma expedição fotográfica na parte alta do Parque Nacional da Serra da Canastra.

Conseguimos fazer excelentes fotos das curicacas(Theristicus caudatus), pousadas no chão, como nesta foto...
...E voando em grandes bandos, como neste flagrante.
Este jovem gavião-de-rabo-branco(Geranoaetus albicaldatus) também permitiu ótimas fotos de voo.
Foi uma aventura fantástica, marcada por grandes emoções. Afinal, percorrer cerca de 500 km a bordo de uma valente Toyota Bandeirante, vencendo os obstáculos diversos que as estradas da região apresentam nesta época do ano já é um desafio. Observar frágeis e ameaçadas formas de vida, adaptadas a um ambiente inóspito, torna a experiência ainda mais gratificante.

O caminheiro-grande, ave ameaçada e de difícil observação, permitiu excelentes fotos e vídeos.
Em cinco dias de viagem, conseguimos registrar por foto ou vídeo oitenta espécies de aves. Algumas como o galito (Alectrurus tricolor), papa-moscas-do-campo (Culicivora caudacuta), caminheiro-grande (Anthus nattereri), tico-tico-de-máscara-negra (Coriphaspiza melanoti), encontram-se em vulnerável estado de conservação, conforme lista da IUCN, com reais ameaças de desaparecerem, principalmente, pela perda de seu habitat natural, os campos nativos do Brasil Central. Outras, como o campainha-azul, a águia-cinzenta e o mocho-dos-banhados, impressionam por sua beleza e imponência.


Mônica e eu, à espera do diminuto papa-moscas-do-campo (Culicivora caudacuta). Foto: Flavia Costa.
Além das aves, belas e selvagens paisagens, ornadas por plantas de colorido diverso, compuseram o cenário para o avistamento do tamanduá-bandeira levando seu filhote nas costas, e uma família de veados-campeiros que corriam livres pelos chapadões do zagaia.
Valorizando as composições
Sempre gosto de experimentar diferentes formas de composições fotográficas. No entanto, na fotografia de natureza, principalmente em imagens de aves, existe uma tendência em "cropar" cada vez mais a foto, privilegiando um enquadramento que em muitos casos, mostra apenas a ave e nada mais. O resultado, na maioria das vezes, são fotos que pendem mais para o lado técnico/científico, que artístico. Nada contra, mas particularmente também acho interessantes imagens que retratam o ambiente em quem a ave se insere, como no caso deste campainha-azul (Porphyrospiza caerulescens):
O enquadramento na vertical, o plano mais aberto, e o tratamento sem exagerar na saturação buscam retratar com mais fidelidade o tipo de ambiente que a espécie costuma habitar.
O enquadramento na vertical, o plano mais aberto, e o tratamento sem exagerar na saturação buscam retratar com mais fidelidade o tipo de ambiente que a espécie costuma habitar.
Pintassilgo Channel
Flavia e Monica editam o Pintassilgo Channel , um canal no youtube onde divulgam vídeos produzidos durantes suas viagens fotográficas.

A viagem pela Canastra rendeu um vasto material, a partir do qual as meninas editaram este vídeo que documenta algumas das espécies ameaçadas de extinção que ainda sobrevivem no parque nacional, o resultado ficou ótimo!