PAIXÃO DE PAI PARA FILHO
Recentemente guiei o amigo Paulo Batista e seu filho Gabriel, que desejavam conhecer as aves que habitam a Serra da Canastra. Paulo e Gabriel já conheciam o parque e suas principais paisagens, mas ainda não o haviam visitado com foco em observar e fotografar aves.
Paulo Batista e seu filho, Gabriel.
A Canastra abriga um dos maiores parques nacionais brasileiros, em cuja paisagem predominam enormes áreas de campo aberto, onde, para quem não tem o olhar treinado, parece não haver muita diversidade de espécies. No entanto, essas áreas de capim nativo guardam preciosidades da avifauna, grande parte ameaçada de extinção.

Sob uma luz maravilhosa, vimos e fotografamos as grandiosas emas, que inusitadamente, estavam extremamente calmas nessa ocasião.
Galito (Alectrurus tricolor), endemismo do cerrado que precisa de grandes áreas de capim nativo para sobreviver.
Mas o melhor da viagem, foi constatar que a observação de aves é uma prática que encanta pessoas de todas as idades. Gabriel, de onze anos, assim como o pai, é um apaixonado por aves. Conhece as espécies, compara, analisa e estuda no wikiaves, com uma dedicação e alegria emocionante.

Gabriel representa a síntese de que a nova geração certamente está mais conciente e preocupada com as questões ambientais. Ver pai e filho fotografando nos chapadões da Canastra sob uma luz inigualável, foi uma experiência marcante, cheia de beleza e poesia. Capaz de nos deixar mais otimistas e renovar a fé e esperança quanto ao futuro da nossa biodiversidade.