ESTUDANDO OS SPOROPHILAS
"Sporophila" é um gênero de pequenas aves da famíla Emberezidae. Patativas, caboclinhos, coleirinhos, curiós e bicudos fazem parte deste grupo.

A Patativa (Sporophila plumbea) é uma das espécies estudadas por Márcio Repenning.
Muito apreciadas por seus belos cantos, e por isso perseguidas como aves de gaiola, algumas espécies do gênero encontram-se hoje em sério perigo de extinção.

O coleiro-do-brejo (Sporophila collaris) apresenta diferentes padrões de plumagem ao longo de sua área de distribuição. Nesta foto, vemos um indivíduo com grande predominancia de branco.
O curió (Sporophila angolensis)desapareceu de muitos lugares do país devido a indiscriminada captura para criação em cativeiro.
Recentemente, acompanhando o amigo Márcio Repenning, de Porto Alegre-RS, conhecemos mais de perto o comportamento e a biologia destas fantásticas avezinhas. Márcio atualmente desenvolve sua tese de dourado estudando a distribuição e os comportamentos migratórios de alguns Sporophilas, como a patativa, curió, e o coleiro-do-brejo.

Márcio Repenning e seu arsenal de equipamentos necessários para a pesquisa.
Por ser um reduto de alimentação e reprodução de várias espécies do gênero, a Canastra foi escolhida como ponto de coleta de dados para a pesquisa.


As aves do gênero Sporophila alimentam-se de gramíneas nativas, que são abundantes na parte alta do parque.
Espécies raras como o caboclinho-de-barriga-vermelha (Sporophila hypoxanta) visistam a região durante suas rotas migratórias.
Durante alguns dias, percorremos as partes mais longínquas e inacessíveis do Parque Nacional da Serra da Canastra, gravando a vocalização, fotografando e colhendo dados que irão embasar o estudo científico.
Concentração e silêncio na gravação da vocalização das aves.
Foi uma grande experiência aprender mais sobre essas espécies, e de alguma forma contribuir com tão relevante pesquisa científica.