A FOTOGRAFIA DE NATUREZA LEVADA A SÉRIO
Neste mês de agosto de 2012, acompanhei os fotógrafos Gustavo Pedro, Virginio Sanches e Nei Oliveira em uma expedição fotográfica pela Serra da Canastra. O grupo pratica a fotografia de forma séria e responsável. Com admirável profissionalismo registraram as aves, as plantas, paisagens e mamíferos do parque.

Apesar dos fortes e incessantes ventos que caracterizam o mês de agosto, foi possível fotografar aves incomuns como o andarilho, galito, papa-moscas-do-campo, cigarra-do-campo, patativa, casal de urubu-rei e águia-chilena planando juntos, além de outras inúmeras espécies comuns do Cerrado.
Avistamos mamíferos como o tamanduá-bandeira, que em alguns casos permitiu grande aproximação, rendendo ótimas fotos, inclusive possibilitando documentar os hábitos alimentares da espécie.

Gustavo Pedro fotografa o tamanduá-bandeira.
O voo planado da águia-chilena pode ser observado nas manhãs dos dias mais quentes.
Normalmente no mês de agosto as pastagens estão brotando, devido às queimadas nas áreas de aceiro, o capim tenro e verdinho atrai populações de veados-campeiro para as proximidades da estrada-parque.
Mesmo sem estar com a teleobjetiva, consegui fazer este interessante registro do tamanduá se alimentando do principal item de sua dieta: cupins
Durante a viagem encontramos mais de uma dezena de veados-campeiros, até mesmo uma fêmea com um filhote recém nascido, que o Virgínio conseguiu registrar.
Virgínio Sanches fotografando um casal de veados-campeiros.
Fogo
Agosto é o mês do vento, e infelizmente, também do fogo. Logo no nosso primeiro dia, recebemos a notícia de que parte do parque estava em chamas.

É assustadora a visão de toda paisagem se transformando em carvão. Felizmente, depois de dois dias de trabalho intenso e grande mobilização, os brigadistas conseguiram controlar o incêndio criminoso.

Fica nossa homenagem a esses verdadeiros heróis, homens e mulheres de coragem, cujo trabalho garante a preservação da vida e a manutenção das espécies em um bioma frágil e já extremamente ameaçado.

AFNatura
Gustavo Pedro é presidente da AFNatura - Associação dos Fotógrafos de Natureza, uma entidade sem fins lucrativos que reúne pessoas que acreditam na fotografia como instrumento de valorização, defesa e divulgação do ambiente natural. Defender a vida, proteger o ambiente e disseminar o respeito pela natureza são os propósitos da AFNatura.
Gustavo Pedro é presidente da AFnatura - Associação dos Fotógrafos de Natureza.
Para nós, fotógrafos, é um excelente meio de fortalecer a classe e aglutinar interesses, serviços, e informações relativas a atividade. Eu já me associei e deixo a dica para quem pretende levar a fotografia mais a sério, ou mesmo para os entusiastas que veêm no tema uma preocupação maior do que realizar meros registros fotográficos.

acesse o site e conheça o projeto: www.afnatura.ogr.br

Virgínio e Gustavo fotografam nos intocados campos nativos da Serra da Canastra.
Gustavo, Nei e Virgínio: fotografia de natureza com profissionalismo.