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UM LOGOTIPO INSPIRADO NO PATO-MERGULHÃO

06 / 08 / 2018

alessandro

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Talvez a maioria das pessoas ligadas à fotografia e ao birdwatching não saiba, mas além de fotógrafo, guia birdwatching e professor de História também sou designer gráfico, sócio há quase vinte anos da Impacto Design & Comunicação, uma agência especializada em comunicação, criação e impressão, situada em Sacramento MG, cidade onde moro. Na Impacto desenvolvemos soluções de forma prática e descomplicada, buscando um atendimento personalizado em que o cliente participa e acompanha as várias etapas do processo de criação até o momento da impressão. Ao longo de quase duas décadas temos realizado grandes projetos e acumulado experiência para atender nossos clientes de forma eficiente e criativa.

Recentemente, com a ajuda da equipe da Impacto, reformulei o logotipo da minha empresa de prestação de serviços de guia birdwatching (observação de aves), expedições fotográficas e produção de imagens aqui na Serra da Canastra. Procuramos identificar algumas deficiências que a antiga marca apresentava e buscamos solucioná-las, criando um logo mais moderno, coerente e de boa aplicabilidade.

O objetivo deste post é compartilhar um pouco desse processo de criação e mostrar como é possível tornar uma marca mais eficiente utilizando algumas técnicas do design.

 

O LOGOTIPO ANTIGO

 

Este é meu antigo logotipo, que usei durante um bom tempo:

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É um logotipo legal,  que traz o conceito da fotografia e observação de aves expressado pela câmera estilizada com a imagem de uma maritaca refletida na lente,  mas que ao longo do tempo de uso revelou algumas falhas, como  o tipo de letra que não tem uma legibilidade ideal e os contornos quando muito reduzidos em escala acabavam criando problemas de impressão e definição.

 

O BRIEFING


Antes de iniciar um trabalho desse tipo, é imprescindível elaborar um resumo com as principais informações sobre a marca, a empresa e o tipo de negócio em que atua, bem como apontar as principais diretrizes que nortearão o projeto. Então, o primeiro passo foi elaborar um briefing no qual apontamos os pontos fortes, fracos, metas e diretrizes para o futuro logotipo.

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O CONCEITO DA MARCA

 

O pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) é uma das espécies mais raras e ameaçadas do planeta, uma ave que inspira birdwatchers, pesquisadores e fotógrafos do mundo todo. É um pato especial, que necessita cada vez mais de ações que garantam sua possibilidade de sobrevivência e que recebeu neste ano (2018) o título de Embaixador das Águas do Brasil. Embora de natureza frágil, é um símbolo de resistência em um ambiente cada vez mais segregado pela insana exploração humana. 

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Trazer esse fato ao conhecimento de cada vez mais pessoas, proporcionando a oportunidade de contemplar e registrar de forma segura e responsável esta e outras espécies livres na natureza, é um dos objetivos da "ALESSANDRO ABDALA: Fotografia e Birdwatching na Serra da Canastra".

Por isso, junto com a prática da fotografia, escolhemos o pato-mergulhão como conceito principal da marca, que busca expressar os valores de preservação e conexão com o meio ambiente, compromisso e respeito pela natureza e pelas pessoas.

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AS CORES

 

Procuramos usar cores que criassem uma conexão com a natureza e com valores como seriedade, respeito e gratidão. Dessa forma chegamos a uma paleta de tons sóbrios que remete diretamente a elementos naturais, como a floresta, a rocha, a terra. Além de que  cores como o verde, cinza e preto são predominantes no pato-mergulhão.

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Verde: remete à natureza, esperança, renovação.

Preto: seriedade, confiança, respeito.

Marrom: força, terra, montanhas e a própria Serra da Canastra.


O SÍMBOLO


O símbolo da marca tem como conceito a fusão entre as imagens estilizadas do pato-mergulhão e uma câmera fotográfica,  representando a oportunidade de capturar imagens dessa emblemática espécie que ocorre na Serra da Canastra.

Para compor o símbolo elaborei diversos rascunhos rápidos no papel, fazendo experiências, testando formas, até ver o que funcionaria melhor. Depois dessa etapa, com a ideia já definida,  passei para a finalização no computador.

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Os rascunhos de estudo para se chegar ao conceito final do símbolo.

 

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O símbolo devidamente finalizado e pronto para compor o logotipo.

 

TIPOGRAFIA

 

Um dos pontos fracos da antiga marca era justamente a tipografia. A fonte utilizada não permitia uma boa leitura em escala reduzida, além de ser de um estilo bastante informal, o que não considero exatamente um defeito, mas que não transmitia a ideia de seriedade e compromisso que buscamos associar à marca. Optamos por usar uma fonte mais simples, sóbria e de boa leitura.

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Museo Sans

  • Boa legibilidade - fácil interpretação
  • Boa aplicação - bons resultados mesmo em  escalas reduzidas
  • Contraste bem definido entre as versões bold e regular

Assim escolhemos a Museo Sans. Usando a versão Bold para o nome e a versão Regular para o slogan, que alteramos de "Expedições Fotográficas" para "Fotografia e Birdwatching na Serra da Canastra", para deixar claro o tipo de atividade e o lugar em que a realizamos:
 

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O LOGOTIPO FINALIZADO

O resultado final agradou bastante. Resolvemos os problemas de legibilidade e aplicação. Criamos uma conexão mais forte com a Serra da Canastra, trocando a maritaca do símbolo (que é uma ave mais genérica) para o pato-mergulhão, uma espécie exclusiva da Canastra e que traz a ideia de resistência e superação. Ao usar tons de cores como o verde e marrom, remetemos à natureza e deixamos o logo mais "leve" em comparação ao preto predominante no logotipo antigo.

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A versão final do logotipo, aplicado sobre fundo branco.
 
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A Aplicação em fundo preto realça as cores e a legibilidade. Nesse caso optamos por suprimir o marrom, deixando apenas os tons de verde.
 
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Boa legibilidade, mesmo na aplicação em tons de cinza.
 
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Aplicação em negativo.

 

 

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Malha construtiva.

 

O logotipo é a ferramenta de maior valor de uma empresa ou profissional. Um logo bem planejado e executado fortalece a identidade e é fundamental na construção de uma marca forte e bem assimilada pelo público. Investir em um projeto bem estruturado, com a ajuda de um designer gráfico e equipe de marketing é essencial para garantir bons resultados. Ao reformular um logotipo, revitalizamos a marca, deixando-a mais atual,  eficiente e atrativa.

 

ALGUNS EXEMPLOS DE APLICAÇÃO

 

A seguir, exemplos de como o novo logotipo se comporta em diferentes aplicações:

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No Jeep Bandeirante.
 
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Em uma papelaria "clean" e monocromática.
 
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Cartões de visita.

 

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Papel timbrado. Nessa peça aproveitei algumas ilustrações que fiz para um trabalho de divulgação das aves da Serra da Canastra, que deve sair em breve.
 
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Papel timbrado.
 
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Carimbo sobre papel.
 
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Aplicação em baixo relevo.
 
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Aplicação em bordado.
 
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Camiseta.
 
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Um exemplo de aplicação em letra-caixa para fachada.

 

Gostou dos resultados? 

Gostaria de reformular o seu logo ou mesmo criar um novo, do zero?

Entre em contato, ofereço condições especiais para os amigos fotógrafos e birdwatchers.

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