Sacramento MG

Poucas cidades brasileiras tem o privilégio de manter suas raízes históricas e culturais com a conservação e manutenção do seu patrimônio.

Sacramento conseguiu esta proeza. Com quase dois séculos de existência, o município convive com a modernidade e as tradições culturais, preservando as marcas de sua história que se fazem presentes no patrimônio edificado de casarões e igrejas centenárias. Em Sacramento encontramos desde uma usina hidrelétrica importada da Alemanha durante a Revolução Industrial até imagens sacras esculpidas no período barroco.

Sacramento possui características peculiares que reforçam sua vocação turística. Está localizada no espaço ambiental da Serra da Canastra, numa zona de transição que mescla os biomas cercado e mata atlântica. O vale do Rio Grande, com seus imensos lagos artificiais e grandes extensões de mata preservada, além da fantástica Gruta dos Palhares, morada de inúmeras espécies da fauna e flora brasileira ajudam a comprovar o inegável potecial turistico de Sacramento.

A típica culinária mineira e suas deliciosas iguarias são um atrativo a mais para os turistas que visitam a cidade. Minas são muitas e muitos são seus sabores. Sacramento é uma mistura de águas, pão de queijo e carne de porco apertada na manteiga, como se faz na roça. Quando a mente teima em lembrar-se das terras sacramentanas, o pensamento vem em forma de pães dourados feitos de queijo e ovos caipiras, que saem quentes dos fornos à lenha. A gula passa a ser um doce pecado nas cozinhas das doceiras que mexem seus tachos de cobre com olhar meigo e conversa mansa.

Os doces tomam forma e cores inimagináveis. Em Sacramento tudo tem que se dá uma provadinha: uma colherinha de doce, um pedacinho de queijo, o caldinho da galinha com cheiro verde... pra esquentar o corpo um dedinho de cachaça, daquelas que se vende atrás dos balcões de madeira das antigas vendas de bairro. Sacramento tem cheiros e sabores em todas as suas esquinas.

Sacramento é ainda, uma das poucas cidades do País pioneiras na preservação ambiental, com 100% de esgoto doméstico e industrial tratado.

Em 1999 a cidade recebeu um prêmio nacional pelo seu interesse e preservação de bens móveis e imóveis do município.

Agora, no limiar do século XXI, Sacramento convive com os desafios proporcionados pela sua própria potencialidade.

Conciliar o desenvolvimento econômico e a exploração de seu patrimônio natural com formas de medidas sustentaveis é o grande desafio.

Veja o álbum de fotos da cidade de Sacramento