Observação de Aves

A observação de aves é uma atividade antiga realizada principalmente nos Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão. Nos últimos anos com o desenvolvimento do turismo sustentável a arte de observar aves tem crescido consideravelmente no Brasil que possui mais de 1.800 espécies aves, o que representa 50% de todas espécies da America do Sul e 20% de todas do mundo, onde 222 só ocorrem aqui. E novas espécies estão ainda sendo descobertas.

Birdwatchers na Serra da Canastra © Alessandro Abdala Fotografia

O Birdwatching, como também é conhecida a atividade de observar, catalogar e fotografar aves além de contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável, da economia e do conhecimento científico é uma atividade extremamente prazerosa.

Observar aves é na verdade uma grande caçada, porém uma caçada sem mortes, onde todos os envolvidos saem vencedores. O observador precisa ter olhos e ouvidos atentos. Andar na mata e observar todos os ruídos, o balançar das árvores e as sombras... de todos os lugares pode vir a recompensa: um pássaro lindo e livre. O coração neste momento acelera, a respiração é pouca, pois qualquer suspiro mais forte pode espantar o bicho, que sobrevoa seu próprio habitat.

Observar aves torna-se uma forma de prazer e de comunhão com a natureza. O observador a todo instante procura uma nova espécie, aumenta o contato e o respeito pela natureza, as horas que passa ao sol ou ao frio na espera de mais um grande encontro, são recompensadas quando quando aparece uma ave que ele ainda não conhece. É um momento de descoberta e de empolgação, cada nova espécie encontrada é o símbolo de renovação e o estímulo para continuar procurando e estudando o comportamento desses seres alados.

Observar aves é uma ciência. O observador na busca de determinada espécie estuda seu canto, seu habitat, e o período em que ela aparece. Todo este esforço é feito como uma atividade trivial. Observar aves torna-se parte do cotidiano, como dormir e comer.

Quando o observador esporádico transforma esta atividade em seu principal foco de interesse, comprando livros, equipamentos e viagens cujo destino são locais onde já se pratica a observação de aves, movimenta este crescente mercado econômico, ao mesmo tempo em que contribui para sua divulgação.

Birdwatchers na Serra da Canastra © Alessandro Abdala Fotografia

A observação de aves envole pesquisa científica, laser, atividade econômica e educação ambiental. É uma ótima ferramenta de conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

Áreas utilizadas por observadores de aves tornam-se valorizadas e protegidas por quem visita e também pelos moradores da região, pois se transformam em fonte de renda, ajudando na sustentabilidade do meio-ambiente e da economia.

A observação de aves, dessa forma, constituindo-se num tema importante e moderno, sintonizado com o atual contexto de desenvolvimento brasileiro.