Pular para o conteúdo principal

Foto premiada no concurso "Aves Ameaçadas"

22 / 05 / 2017

Premiações alessandro

O Galito (Alectrurus tricolor), premiado no concurso "Aves Ameaçadas" no Avistar 2015. Foto: Alessandro Abdala.
O Galito (Alectrurus tricolor), premiado no concurso "Aves Ameaçadas" no Avistar 2015. Foto: Alessandro Abdala.

Tive a felicidade de ver esta foto do Galito receber o Prêmio Vox Populi, no Concurso Fotográfico "Aves Ameaçadas" do Avistar Brasil 2015.

A foto premiada foi feita em outubro de 2012, e retrata o galito (Alectrurus tricolor), uma espécie endêmica dos (hoje) quase extintos campos limpos do cerrado brasileiro.

O galito é uma ave notável, de tamanho diminuto (12 cm) cujo macho possui uma cauda singular, com as retrizes das penas viradas para cima, o que lhe confere um aspecto semelhante a de uma cauda de avião.

Atualmente só é encontrado nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. A região de Sacramento, no Parque Nacional da Serra da Canastra abriga a maior população desta ave no Brasil atualmente. Na época de reprodução, ainda é comum vê-los voejando caracteristicamente pelos campos de capim nativo, inclusive no entorno do Parna Canastra.

Infelizmente, devido a substituição de seu habitat natural por empreendimentos agropecuários, a espécie encontra-se com Status de Conservação Vulnerável, sendo considerada ameaçada de extinção pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).

Mas o mais importante é constatar que o birdwatching cresce cada vez mais no Brasil, e Sacramento MG se consolida como inquestionável destino nacional para a prática desta atividade, figurando mais uma vez em posição de destaque no maior evento do gênero no país. Sou grato e feliz por contribuir com esse feito.

Todas as fotografias vencedoras do concurso "Aves Ameaçadas" podem ser vistas aqui:
http://www.concurso2015.avistarbrasil.com.br/index.php/result#photos